quinta-feira, 14 de maio de 2009

Maitena: Mulheres Alteradas


Assim que foi lançado no Brasil, primeira edição de Mulheres Alteradas 1, livro da cartunista argentina Maitena, esgotou-se rapidamente. Em menos de um mês, liderou as listas dos títulos mais vendidos do País, onde se mantém até hoje. A razão do sucesso? É que existe é uma enorme demanda por um humor moderno, divertido e inteligente, e isso é o que Maitena tem de sobra para oferecer.
Na introdução do novo livro, Maitena escreve: "Por muito tempo pensamos que seria melhor ser outra pessoa. Hoje, que sabemos que até a mais resolvida das mulheres rói as unhas, estamos mais satisfeitas conosco". Eis o porquê de a série Mulheres Alteradas ter vendido cerca de um milhão de exemplares em todo o mundo: as leitoras de diferentes países se identificam nos desenhos e textos da chargista, que as faz rir do que, muitas vezes, as leva ao choro no dia-a-dia.Qualquer mulher conhece melhor do que gostaria a matéria-prima das piadas de Maitena - desencontros amorosos, preocupações com a beleza, convivência em família, problemas profissionais.
Está tudo lá. Para criar seus quadrinhos, Maitena se inspira em seus próprios problemas cotidianos e no de suas amigas. Suas tiras mostram todo tipo de mulher: as solteiras que querem casar e que fogem do casamento; as casadas arrependidas, as felizes, as que têm filhos, as que não têm e as que precisam lidar com os filhos do parceiro; as divorciadas; as adolescentes; as adultas; as que definitivamente já são bem mais que apenas adultas; as fúteis; as engajadas etc. Afinal, toda mulher sabe o que é ficar alterada. O motivo pode ser a piadinha machista dita pelo chefe, ou aquele cabeleireiro imbecil que destruiu o seu cabelo. Ou o telefonema que não chega, a sogra que chega, o ponteiro da balança que não desce, a auto-estima que não sobe, o marido que não pára de pegar o controle remoto da TV e o que pára de pegar em você.
No livro, Maitena divide as "alterações" em cinco categorias:As particulares - estão relacionadas às diferenças nada básicas entre homens e mulheres;
As interiores - são as mais íntimas, como os desagradáveis encontros com o espelho de manhã e com o ginecologista;As públicas - resultam da exposição de seu corpo, que nunca parece sequer satisfatório;
As domésticas - são as que fazem parente rimar com serpente, a vida em família (Maitena não livra nem a cara do cachorro);
As alterações diversas - como a dor e a delícia de ter uma secretária eletrônica, de ler a previsão de seu signo, de viajar em férias etc.
As tiras têm títulos como Algumas diferenças entre príncipes encantados e os homens, Seis dicas infalíveis para saber se você age movida pela culpa, Seis possíveis descobertas na hora de vestir o maiô e Dize-me que idade tem teu filho e eu te direi aonde não ir nas férias.
A série Mulheres Alteradas é publicada em todos os países latino-americanos, França, Portugal e Espanha. Em breve, chegará também à Grécia e à Itália, onde contratos já estão firmados. O primeiro volume de sua série seguinte, Mulheres Superadas # 1, por enquanto só está à venda nos países de língua espanhola, e está com tudo acertado para seu lançamento em Portugal, Brasil, Holanda e Alemanha, além de uma edição em catalão para a Espanha.Fora isso, as tiras de Maitena são publicadas em 27 jornais e revistas de mais de 20 países (no Brasil, elas saem na revista Cláudia, da Edotora Abril).

Nenhum comentário:

Postar um comentário